O Meu Lugar – GZH

O Meu Lugar – GZH

Tags: Reputation

Challenge

GZH surgiu em 2017, com o propósito de conectar as principais notícias do Rio Grande do Sul em um ambiente digital. Nesse período, construiu um vínculo forte com seu público, com o mercado e alcançou milhares de pessoas através da sua plataforma. Nosso desafio foi traduzir a maturidade que a marca GaúchaZH alcançou nesses 3 anos de existência.

Solution

A solução foi a criação de um novo posicionamento, em um processo de cocriação com o cliente, que reforçasse os pilares indispensabilidade, pertencimento, personalização e conectividade, e que trouxesse uma identidade própria para a marca, distanciando-a das demais marcas do grupo RBS. 

Execution

A estratégia incluiu a transição gradual do nome, de GaúchaZH para GZH, e a adaptação da marca com uma paleta preta e branca. Além disso, foi criada uma nova identidade visual para comunicar esse momento de maturidade da marca, que conversa com o universo digital que ela ocupa. Para o lançamento desse novo momento, foi desenvolvido um manifesto da marca, traduzido num filme de 60” para TV e canais digitais, além de uma campanha integrada O2O que também contou com uma ação de lançamento com um dia inteiro de intervenção nos canais do Grupo RBS.

Results

Com esse movimento, conectamos a marca com a estratégia e a proposta de valor do negócio.

Team

Negócios: Bianca Gelatti, Renata Gouveia, Maríndia Behrens

Mídia: Roberta Selister, Jennifer Piasseski

Planejamento: Amanda Borsatti, Juliane Kramer

Redação: Cauã Teixeira, Bruna Dahmer

Direção de Arte: Roberto Lopes, Matheus Szymanski, Fausto Hagen

Diretor Criativo: Eduardo Menezes

RTVC | Prod. Gráfica: Andres Araújo, Lucirene Barros

Operações: Lia Pinheiro, Karen Rodriguez

Produtora Vídeo: Casa Átomo Filmes

Diretores: Vinícius de Barros Gonçalves e Tom Silveira

Direção de Fotografia: Vinícius de Barros Gonçalves e Tom Silveira

Fotografia Still: Tom Silveira

Produtora | som: Jinga

Manipulação de Imagem: Focal

Arte-finalista: Adriano Chaves

Sócio-diretor: Miguel de Luca, Martin Haag

Aprovação Cliente: Marcelo Leite, Caroline Torma, Priscila Barbosa, Tatiane Garbin

 

Crie o Impossível – Sebrae RS

Crie o Impossível – Sebrae RS

Tags: Performance | Relantionship

Challenge

Construir audiência no Rio Grande do Sul para o evento online, com o objetivo de fomentar o empreendedorismo entre jovens estudantes de escolas públicas e contribuir para a meta nacional de 15 mil inscritos.

Solution

Criação de ações digitais de impacto, atingindo os 3 públicos da campanha – alunos, pais e professores – através de uma campanha de mídia, conteúdos orgânicos e uma estratégia com influencers locais.

Execution

Criamos uma estratégia de conteúdo envolvendo influenciadores locais, na qual cada um abordou o tema empreendedorismo adaptado ao seu próprio universo e linguagem. Com um conteúdo engajador que conversa de forma legítima com a audiência almejada, evitamos que a ação fosse percebida como publipost, gerando ainda mais engajamento.

Results

A estratégia de mídia e conteúdo gerou mais de 10 mil acessos no site do evento.

Mais de 18 mil inscritos.

36% dos participantes do evento, que era nacional, foram do RS.

Team

Negócios: Maríndia Behrens, Bianca Gelatti, Ana Carolina Pedroso

Conexões: Roberta Selister, Natália Maffizzoni

Criação: Bruna Dahmer, Vinicius Tomazoni, Vitor Brandolt

Aprovação Cliente: Grazielle Queiros Marques

Sua Loja Sebrae – Sebrae RS

Sua Loja Sebrae – Sebrae RS

Tags: Performance

Challenge

Desenvolver conceito, identidade visual, além de estratégia e campanha de lançamento para um marketplace criado para auxiliar micro e pequenos negócios que estão sofrendo com os impactos decorrentes da pandemia, focando em dois públicos diferentes: empreendedores e consumidores.

Solution

Desenvolvimento de um desk research para avaliar o mercado e propor um caminho proprietário junto a uma estratégia de mídia para conectar o target acompanhando diferentes momentos da jornada do usuário.

Execution

Após uma longa análise do momento, do comportamento do consumidor e do posicionamento e território de comunicação que os concorrentes estão ocupando, orientamos a comunicação para um cenário que traduza a relevância do consumo local. A linguagem resgata esse afeto com o pequeno negócio que foi fortalecido na pandemia, mostrando a importância de apoiar a economia da região e impulsionar o empreendedorismo.

Acompanhando nossa campanha de lançamento, criamos uma estratégia de mídia robusta gerando fluxo para a plataforma, tanto de empreendedores interessados em divulgar produtos, quanto de público final, através de anúncios em redes sociais e Google.

Results

Um produto novo digital que conseguiu ocupar o seu espaço. 

Custo por resultado menor do que o previsto. 

Centenas de lojas cadastradas. 

Obteve 95% dos cliques estimados já na primeira fase. 

Team

Negócios: Ana Carolina Pedroso

Conexões: Roberta Selister, Natália Maffizzoni

Criação: Roberto Lopes, Diego Marques, Bruna Dahmer, Matheus Carvalho e Vitor Brandolt

Aprovação Cliente: Maria Alana Brinker de Oliveira

Sua Loja SEBRAE

desafio

Desenvolver conceito, identidade visual e campanha de lançamento do novo produto digital do Sebrae RS, um marketplace para auxiliar micro e pequenos negócios que estão sofrendo com os impactos decorrentes da pandemia.
A Escala também foi responsável pela estratégia de lançamento do produto no mercado do Rio Grande do Sul com o grande desafio de conectar o público de vendedores e clientes a essa nova plataforma.

solução

Desenvolver um deskresearch para avaliar o mercado e propor um caminho proprietário fez parte da solução. Após uma longa análise do momento, do comportamento do consumidor e do posicionamento e território de comunicação que os concorrentes estão ocupando, orientamos a comunicação para um cenário que traduza a relevância do consumo local. A linguagem resgata esse afeto com o local que vivemos, mostrando a importância de apoiar a economia da região e impulsionar o empreendedorismo. Junto a isso, montamos uma estratégia de mídia para conectar o target a esse novo produto digital, gerando fluxo para a plataforma, através de anúncios em redes sociais e google em diferentes momentos da jornada do usuário.

 

execução

  • Desk research
    Conceito
  • Identidade visual
  • Campanha de lançamento para dois públicos (vendedores e clientes)

resultado

Um produto digital novo que conseguiu ocupar o seu espaço dentro do universo complexo de mktplace no que tange a linguagem visual.
A campanha de lançamento alcançou um custo por resultado menor do que o previsto e obteve 95% dos cliques estimados na primeira fase, gerando tráfego para plataforma.

 

ficha técnica

Campanha: SUA LOJA SEBRAE
Anunciante: SEBRAE RS
Agência: Escala
Negócios: Ana Carolina Pedroso
Conexões: Roberta Selister, Natália Maffizzoni
Criação: Roberto Lopes, Diego Marques, Bruna Dahmer e Matheus Carvalho
Aprovação cliente: Maria Alana Brinker de Oliveira

 

Crie o Impossível

desafio

Construir audiência no Rio Grande do Sul para o evento online “Crie o impossível 2020” com o objetivo de fomentar o empreendedorismo a jovens estudantes de escolas públicas. A meta nacional era de 15 mil inscritos e o desafio do Sebrae/RS era contribuir para o alcance desse objetivo.


solução

Criação de ações digitais de impacto, atingido os 3 públicos da campanha: alunos, professores e pais.

 

execução

Estratégia de conteúdo envolvendo influenciadores, na qual cada um abordou o tema empreendedorismo adaptado ao seu próprio universo e linguagem, criando uma narrativa com sentido dentro do seu perfil e conteúdos de sua time line.
Com esta estratégia evitamos que o conteúdo fosse percebido como um publipost, transformando-o em um conteúdo engajador e que conversa com a sua audiência.


resultado

A estratégia de mídia e conteúdo gerou mais de 10 acessos no site do evento.
A meta nacional que era 15 mil inscritos foi ultrapassada alcançando mais de 18 mil, sendo que destes, 36% são participantes do Rio Grande do Sul.

ficha técnica

Campanha: CRIE O IMPOSSÍVEL 
Anunciante: SEBRAE RS
Agência: Escala
Negócios: Maríndia Behrens, Bianca Gelatti, Ana Carolina Pedroso 
Conexões: Roberta Selister, Natália Maffizzoni
Criação: Bruna Dahmer, Vinicius Tomazoni, Vitor Brandolt
Aprovação cliente: Grazielle Queiros Marques

Projeto YouTube SEBRAE RS

Canal SEBRAE RS

desafio

O Sebrae precisava aumentar a presença de marca (conhecimento e lembrança), tanto nos mercados em que está presente, como em novos mercados, para gerar interesse pelos produtos e fluxo para o site. 

 

solução

Foi feita uma reestruturação do canal do Sebrae RS, no Youtube, buscando manter os clientes conectados e engajados com a marca, ampliando o universo de conversa do Sebrae RS, impactando novos públicos. 

 

execução

Após uma análise da concorrência, foram definidos direcionais estratégicos, que levaram a uma organização das editorias e da frequência de postagem de conteúdo. Foram definidas as personas, as premissas para a produção do conteúdo e criadas as editorias “ Trends”, “Sebrae Visita”, “Voices”, “Coach” e “Cursos e Palestras”. 

 

resultado

Setembro (2019) x Março (2020) 

5,2 mil inscritos x 6.310 mil inscritos 

5,9 mil total de views x 32.124 mil total de views 

123 likes x  2.042 likes 

3 vídeos x 641 vídeos 

 

Todeschini Art Gallery

Feed @todeschinisa

desafio

Durante a pandemia, a Todeschini, uma marca com mais de 80 anos de história e que já vivenciou diversas crises, se viu no papel de levar um sopro de esperança para a população, lembrando que, juntos, já venceram muitas adversidades. 

Uma das coisas que ajudam as pessoas a se conectarem é a arte, mas como ter acesso a ela, quando ir a museus, cinemas a shows está fora de cogitação? 

 

solução

Em tempos de quarentena, levamos arte até a casa das pessoas, transformando o feed da Todeschini em uma galeria. 

 

execução

Durante 3 dias, postamos apenas obras de artistas no Instagram da Todeschini. As criações têm, como tema, reconexão. 

 

resultado

O TDS Art Gallery se tornou uma editoria fixa always on, de dois em dois meses.