TIK TOK MEC

TIK TOK MEC

Tags: Relationship

Challenge

Em um pais de dimensões continentais e em meio a uma pandemia sem precedentes, era necessário mobilizar a população brasileira, em especial o público mais jovem, a respeito da realização do Enem 2020, um dos maiores exames educacionais do mundo

Solution

Para incentivar a participação e para que a mensagem da campanha pudesse alcançar o público mais jovem, a quem interessa diretamente o tema, escolhemos como um dos veículos prioritários o TIK TOK. Uma plataforma que conversa diretamente com os estudantes, mas que até então jamais tinha sido utilizada pelo Ministério da Educação ou qualquer outro órgão do Governo Federal. Uma campanha pioneira por ter desbravada uma mídia importante, que até então o Governo Federal nunca tinha utilizado.

Execution

A campanha mostrou as fases mais importantes de preparação para a realização das provas, bem como depoimentos de alguns desses agentes envolvidos. Um professor, um motorista de transporte público e um funcionário de portaria de um local tradicionalmente utilizado pelo Enem para aplicação das provas. Essas três pessoas davam depoimentos sobre a complexidade envolvida nesta preparação, a importância do exame na vida dos candidatos e o esforço de todos os envolvidos em fazer com que as provas fossem realizadas de maneira segura.

Results

· Impressões: 4.975.010
· Alcance: 3.415.152
· Média de impressões por dia: 994.904
· Cliques: 16.167

Team

Agência: Escala
Cliente: MEC
Título: Enem Depoimentos
Data de produção: junho/2021
Data de veiculação: julho/2021
Veiculação: Tik Tok
Direção de Criação: Hugo Barros
Criação: Hugo Barros e Milto Vaz
Atendimento: Cristiane Gomes
Produção: Rodrigo Moreira e Leticia Monteiro
Mídia: Carla Lima

Enem – Ministério da Educação

Enem - Ministério da Educação

Tags: Performance

Challenge

O alto índice de abstenção nos dias do exame ENEM sempre foi uma questão desafiadora. O exame mobiliza uma complexa logística e as faltas repercutem em grande prejuízo para os cofres públicos. O não comparecimento é justificado por diversos fatores, desde climáticos, de saúde, de mobilidade, até de explícita desistência. Porém, as informações sobre a inscrição no ENEM são extremamente relevantes para garantir que o candidato acesse o local exato de realização de prova, no horário indicado, portando a documentação exigida para comprovar sua identidade. Por isso, a Escala foi demandada a desenvolver uma campanha de comunicação que desse foco a esta questão.

Solution

A informação sobre a conferência do cartão de informação foi prioridade na comunicação. O tom da campanha era essencial para garantir que a mensagem tivesse aderência junto aos estudantes. A solução encontrada foi desconstruir a lógica de uma tradicional propaganda de utilidade pública, propondo um formato leve e descontraído, garantindo que o público jovem se identificasse com a mensagem.

Execution

A Escala criou uma música para lembrar o estudante sobre a necessidade de conferir os dados do cartão de inscrição no site do Enem. A partir do mote “Prova do ENEM. Quem se antecipar vai se dar bem”, uma sala de aula estilizada serviu de cenário para que uma turma de alunos e seu professor protagonizassem um número musical, ancorada numa expressiva coreografia.

Results

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) registrou o menor percentual de ausentes desde 2009: 24,9%, o que corresponde a 1.374.430 participantes, do total de 5.513.749 inscrições confirmadas. A média histórica de abstenção no ENEM varia em torno de 30%. Um total de 89% dos candidatos (4.931.843 de estudantes) acessaram o cartão de confirmação e conferiram o local de prova do ENEM 2018.

Team

Negócios – Cristiane Gomes
Direção de Criação: Hugo Barros
Criação: Hugo Barros
Conexões: Niucélia Silva
Produção: Rodrigo Moreira
Aprovação Cliente: Aline Matos