fbpx Skip to content

Enem - Ministério da Educação

Tags: Performance

Challenge

O alto índice de abstenção nos dias do exame ENEM sempre foi uma questão desafiadora. O exame mobiliza uma complexa logística e as faltas repercutem em grande prejuízo para os cofres públicos. O não comparecimento é justificado por diversos fatores, desde climáticos, de saúde, de mobilidade, até de explícita desistência. Porém, as informações sobre a inscrição no ENEM são extremamente relevantes para garantir que o candidato acesse o local exato de realização de prova, no horário indicado, portando a documentação exigida para comprovar sua identidade. Por isso, a Escala foi demandada a desenvolver uma campanha de comunicação que desse foco a esta questão.

Solution

A informação sobre a conferência do cartão de informação foi prioridade na comunicação. O tom da campanha era essencial para garantir que a mensagem tivesse aderência junto aos estudantes. A solução encontrada foi desconstruir a lógica de uma tradicional propaganda de utilidade pública, propondo um formato leve e descontraído, garantindo que o público jovem se identificasse com a mensagem.

Execution

A Escala criou uma música para lembrar o estudante sobre a necessidade de conferir os dados do cartão de inscrição no site do Enem. A partir do mote “Prova do ENEM. Quem se antecipar vai se dar bem”, uma sala de aula estilizada serviu de cenário para que uma turma de alunos e seu professor protagonizassem um número musical, ancorada numa expressiva coreografia.

Results

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) registrou o menor percentual de ausentes desde 2009: 24,9%, o que corresponde a 1.374.430 participantes, do total de 5.513.749 inscrições confirmadas. A média histórica de abstenção no ENEM varia em torno de 30%. Um total de 89% dos candidatos (4.931.843 de estudantes) acessaram o cartão de confirmação e conferiram o local de prova do ENEM 2018.

Team

Negócios – Cristiane Gomes
Direção de Criação: Hugo Barros
Criação: Hugo Barros
Conexões: Niucélia Silva
Produção: Rodrigo Moreira
Aprovação Cliente: Aline Matos