“The Last Bookstore” foi fundada em 2005 por Josh Spencer. Começou com vendas on-line de livros usados. Mas em 2011, ele foi pela contramão. Josh abriu uma loja física, em um prédio histórico, o The Spring Arts Tower, no centrão de Los Angeles. A loja tem 3 andares, e mais de 2 mil metros quadrados. A última livraria vive, lotada, com clientes de todas as idades, que na maioria dos casos andam longas distâncias para chegar.

O que produz esse sucesso? Muito se escreve sobre o projeto da loja do Mister Spencer. E os visitantes também produzem muito conteúdo sobre o que lá encontram. É um fenômeno de carinho do público, e vendas. De fato, a “última livraria” foi preparada com muita inteligência, para torná-la uma experiência que vale a pena, justamente, para as pessoas que gostam do mundo dos livros antigos.

Livros usados classificados de forma criativa – novidades, e focos em assuntos que aguçam o interesse, como histórias de horror e literatura vitoriana.

Os livros são assunto de decoração – os espaços têm esculturas feitas com antigos livros, nas paredes, e em passagens, como um túnel literal, feito de livros antigos.

Os ambientes são temáticos – foi criado um labirinto, decorado com objetos e imagens relacionadas aos livros, como imagens de personagens vividos no cinema, ou objetos citados em livros. E em algum momento você se descobre folheando livros dentro dos antigos cofres do banco que anteriormente funcionava no prédio.

Cantinhos instagramáveis – clientes podem fazer imagens de tudo, e o Instagram da livraria leva direto para a hashtag.

Mais do que livros – se você gosta de arte, vai adorar a galeria com quadros antigos. Nas galerias em mezanino, tem oficina para aprender técnica de pintura, ou algum artesanato. Mas há muitos artistas vendendo suas obras recentes.

Os clientes também vendem – se você tem livros usados em casa, ou outras coisas que gostaria de vender, também pode ocupar um dos espaços, e colocar tudo à venda.

Móveis antigos para ler e descansar – as poltronas de descanso são antigas, e assim você viaja no tempo, claro, com a sua imaginação – e com os átomos do seu corpo.

A última livraria é um sucesso dos novos tempos, e nos ajuda a revisar, na prática, os fundamentos do bom marketing e do bom varejo:

  • Entender profundamente seu segmento
  • Ampliar a experiência com base na essência do valor que os clientes buscam
  • Gerar histórias que sejam facilmente reproduzidas
  • Criar valor em rede, com produtos e serviços complementares
  • Fazer algo realmente diferente da concorrência
  • Ser feliz com o que faz e divertir as pessoas

Será mesmo a última livraria?

Mais em:

https://www.instagram.com/lastbookstorela/

https://www.theguardian.com/travel/2016/jul/20/the-last-bookstore-los-angeles-great-little-place-i-know

https://www.huffpost.com/entry/the-last-bookstore_b_1663134